Τετάρτη, 16 Σεπτεμβρίου 2015

A Igreja Ortodoxa em Moçambique - A Santa Diocese de Moçambique

 

A Santa Diocese de Moçambique até 1968 eclesiasticamente estava incluída na Santa Metrópole de Joanesburgo (África do Sul) e, a partir de então, na Santa Diocese do Zimbábue. Contém na sua jurisdição todos os ortodoxos de Moçambique e tem sede na capital Maputo, conforme o descrito no Decreto Patriarcal e de Sínodo de Fundação.

A Beira foi a cidade de Moçambique que acolheu os primeiros emigrantes gregos. A criação da Comunidade Helénica deve-se muito provavelmente à excelente posição geográfica que detinha a cidade, que constituía a principal porta de entrada de imigrantes na África central. Encontram-se testemunhos da presença de gregos já a partir do séc. XVIII. Na Beira havia uma Comunidade Helénica florescente desde 1876, fundada por gregos de Cárpatos, de Kasos, de Creta, das ilhas Jónicas e de diversos outros locais da Grécia. Os gregos que aí chegaram dedicaram-se fundamentalmente ao comércio. Divulgaram junto dos locais o cultivo do tabaco, tendo-se também ocupado com a construção do caminho-de-ferro que une Moçambique à África do Sul e à Rodésia (actual Zimbábue e Zâmbia).

No seu apogeu a Comunidade Helénica contava mais de 3 000 elementos. De acordo com relatos, em 1876 já tinha sido iniciada a construção do Templo Sagrado da Santa Trindade, o templo ortodoxo mais antigo do sul de África. A partir de 1909, a Comunidade Helénica teve um salão para as suas iniciativas. Em 1927, foi construída a Pythagoras School, que cobria as necessidades educacionais da próspera comunidade. Com o passar do tempo, esta magnífica comunidade entrou em declínio e ficaram apenas edifícios abandonados a lembrar um passado em que a Escola Helénica constituía força motriz para o progresso e o desenvolvimento da região.

Porém, por iniciativa de Sua Beatitude Teodoro II, todos os edifícios foram inicialmente incluídos na jurisdição da Santa Metrópole do Zimbábue do Patriarcado de Alexandria e de Toda África. Após as necessárias obras de restauro, que foram realizadas com o apoio do Parlamento Helénico, os edifícios adquiriram de novo o seu antigo esplendor. O actual complexo de edifícios alojará nas suas instalações o primeiro Centro Missionário Ortodoxo completo em Moçambique.

Uma comunidade similar floresceu igualmente em Maputo. Em 1959, ficou completa a Sé Catedral dos Arcanjos. O grande templo de Maputo foi classificado como em forma de cruz com cúpula. Em frente do Templo Sagrado ainda se conserva o presbitério onde permanecia o capelão. Nos nossos dias, no edifício existente encontram-se os serviços da Diocese de Moçambique, a Escola Helénica, bem como a residência episcopal.

A 7 de Outubro de 2010, o Santo Sínodo do Patriarcado de Alexandria sob Sua Beatitude o Papa e Patriarca de Alexandria e Toda África Teodoro elegeu como Bispo de Moçambique o então Arquimandrita João (Tsaftarides). A sua ordenação foi realizada no dia 17 de Outubro na Sé Patriarcal de São Savvas, na Alexandria do Egipto.

A partir do dia 20 de Dezembro de 2010 ocupa permanentemente o posto de Bispo de Maputo. Realiza com seriedade os seus deveres litúrgicos, bem como os contactos com as comunidades ortodoxas. A sua prioridade é o diálogo inter-religioso e, por essa razão, promoveu e conseguiu encontros com chefes de outros domas e religiões.

Breve Biografia do Bispo de Moçambique D. João


O Arquimandrita João Tsaftarides nasceu em Aguerikós, Zaquintos, a 16 de Agosto de 1969. Após ter frequentado a escola na sua terra natal, fez estudos superiores na Escola Eclesiástica de Atenas, sendo diplomado em Teologia. Recebeu o Diploma de Mestrado em 2010 pelo Departamento de Estudos Helénicos e Latinos da Faculdade de Letras da Universidade de Joanesburgo. É hoje candidato a Doutor na Universidade de Joanesburgo.

Entrou para o quadro do Patriarcado de Alexandria em 1993 e serviu com espírito missionário em diversas Santas Metrópoles do Patriarcado de dois tronos: no Templo Sagrado da Santa Trindade de Harare foi Cónego do Zimbábue (1993-1996), no Templo Sagrado de Santo Alexandre de Lusaka foi Cónego da Zâmbia (1996-1999), no Templo Sagrado de São Constantino da Comunidade Helénica do Cairo no Egipto (1999-2001) e na África do Sul (2001-2010). Em Joanesburgo, como Capelão da Sé Patriarcal dos Santos Anargiros em Sofiatown esteve na linha da frente na fundação da Escola Helénica, do Centro da Juventude e Cultura e da Centro de Acolhimento de Amor aos Pobres «Fundação Atanásio» da Santa Metrópole de Joanesburgo e Pretória. Ultimamente, serviu no Templo Sagrado de São João Baptista da Comunidade Helénica de Germiston, em Joanesburgo. Ao mesmo tempo foi supervisor por cinco anos do programa radiofónico «O despertar de domingo».

A partir do ano 2000 foi nomeado Moderador da «Assembleia Interparlamentar da Ortodoxia» para os Deputados Ortodoxos de África e responsável pelo Secretariado de Informação da A.I.O. em Joanesburgo.

Foram publicados os seguintes livros de sua autoria: «Ο Άγιος της Συγγνώμης» (O Santo do Perdão) (Zimbábue, 1995), « Επιστροφή» (Regresso) (Zâmbia, 1997), “Seeking the Zero of Life” (Em busca do Zero da Vida) (Joanesburgo, 2003) e “Freely give unto all” (Dá livremente a todos) (Joanesburgo, 2009).


Igreja Catedral dos Arcanjos Micael e Gabriel (daqui)

A Sé Catedral dos Arcanjos Micael e Gabriel está localizada na capital do País, Maputo.

Foi fundada no dia  23 de Março de 1958 com ajuda da Comunidade Hellênica que floresceu em Maputo. Foi concluida no ano de 1960.

Partes Importantes da Igreja

1-No grande Templo Sagrado as agiografias ( ikones dos santos ) do Grigório Xinopoulou.

2- A Criadora da   Agiografia da Igreja   e de todo o projeto é uma mulher dotada, de origem grega. Esta é uma artista distinta Lyerou Helen (Helen Lieros), que vive na actual cidade de Harare, capital do Zimbabwe.

Recentemente foram   adicionadas  obras do agiografo Dyioniosios Palmas com o  mais importante de tudo " A Maria Da Luz Moçambicana ".



3- Na igreja são mantidos  utensílios e Santas   relíquias  entre elas uma pequena parte dedo   do Evangelista Marco, que é oferta da igreja Católica Romana.

No dia 8 de Novembro comemora-se na Catedral o dia do nome da Igreja, Arcanjos Micael e Gabriel.

Igreja Santíssima Trindade

A Igreja Santíssima Trindade está localizada na Beira capital da província de Sofala. Foi fundada no ano de 1896 pela Comunidade Helenica.

Em 2002/2003 foi reabilitada sob os cuidados do então Papa e Patriarca de Alexandria e de Toda a África Teodoros II, antes Metropolita da Santa Diocese do Zimbabwe e do Parlamento Grego.

Ver igualmente
 
Orthodoxa Mozambique

Orthodoxa Mozambique (em Grego)

Igreja Ortodoxa - sites ortodoxos em Português

Ortodoxia na África 

Descubra Ortodoxia

A Liturgia da Igreja Ortodoxa

Patriarcado

Assembleia Internacional Ortodoxa

Δεν υπάρχουν σχόλια:

Δημοσίευση σχολίου