Τρίτη 6 Δεκεμβρίου 2016

Arcebispo Anastasios Yannoulatos - Missionário e Apóstolo de nossos tempos


Aurora Ortodoxia

Arcebispo Anastasios de Tirana
O Arcebispo Anastasios Yannoulatos nasceu em 4 de novembro de 1929 em Pireu, na Grécia. Ingressa na Escola Teológica da Universidade Nacional de Atenas em 1947, graduando em 1951 com o diploma em Teologia. Depois de graduar-se, serve por dois anos no exército grego.
Logo após seu serviço nacional e reconhecendo seu desejo de tomar parte no movimento de renovação espiritual na Grécia daqueles tempos, Anastasios ingressa na Fraternidade Zoi onde torna-se um líder na propagação da verdadeira fé ortodoxa, tanto em movimentos estudantis como em acampamentos com os jovens. Mais tarde, participa no Movimento Internacional da Juventude Ortodoxa –Syndesmos – tornando-se seu secretário geral (1958-1961) e, em seguida, seu vice-presidente (1964-1978). Em 1960 é ordenado diácono, dando, assim, início à sua vocação sacerdotal.
Enquanto diácono, Anastasios forma o Centro Missionário Inter-Ortodoxo "Porefthentes" com o objetivo educacional eclesiástico baseado nas missões. Em 4 de maio de 1964 é ordenado sacerdote e enviado à África Oriental, vindo a celebrar sua primeira Sagrada Liturgia em Uganda.
No entanto, logo em breve, o Padre Anastasios adoece (malária), devendo retornar à Grécia. Face às recomendações médicas contrárias ao seu retorno ao continente africano, ele decide influenciar a Igreja acerca do trabalho missionário, através do mundo acadêmico.
Padre Anastasios se dedica aos estudos de pós-graduação em História da Religião, incluindo Etnologia, Ciência das Religiões, Missiologia e Estudos Africanos. Seguidamente, estuda nas Universidades em Hamburgo e Marburgo, com pesquisas na Universidade Makerere em Uganda, onde realiza a coleta de material para sua tese em doutorado – “O Espírito Mbandwa e seus cultos: Uma Pesquisa de Aspectos da Religião Africana”.
Em 1868, os esforços do Padre Anastasios e a equipe de “Porefthentes” frutificam junto à Chancelaria das Missões Externas junto à Apostiliki Diakonia - Editora oficial da Igreja Grega com forte caráter missionário, atuando em muitos campos. Em 1972, ele é sagrado Bispo Titular de Androussa enquanto Diretor Geral de Apostoliki Diakonia. Ainda em 1972, o Bispo Anastasios é eleito pela Universidade de Atenas Professor de História das Religiões. Ele estabelece um centro para estudos missionários durante os anos 1971-1976 nesta universidade.

Além de seu trabalho em missões, Bispo Anastasios juntamente com o Padre Antonios Romeos funda um Monastério de monjas dedicado a São João o Precursor, em Kareas, Grécia. Este Monastério participa ativamente em trabalho missionário por todo mundo.
Em 1980, Bispo Anastasios é convidado pelo Patriarca Nikolaos da Igreja de Alexandria para assumir e revigorar a Arquidiocese da África Oriental. Ele consente mesmo apesar de suas responsabilidades na Universidade de Atenas e em Apostoliki Diakonia. Enquanto arcebispo atuante durante este período de transição trabalha para criar uma comunidade ortodoxa forte através de treinamento e estabelecimento de líderes indígenas. Em 1982, ele reabre o Seminário Ortodoxo em Nairobi, fundado há dez anos pelo Arcebispo Makarios III do Chipre. Durante os próximos dez anos o Arcebispo Anastasios ordena 62 sacerdotes e diáconos indígenas e 42 leitores e catequistas provenientes e graduados pelo Seminário. Este clero forma o fundamento do renascimento da igreja na África Oriental. Mesmo deixando a África em 1991, outorga um legado através de seus esforços na assimilação de cristãos indígenas à fé ortodoxa.
Em 1991, após a queda do governo comunista da Albânia e as mudanças políticas que se seguem, o Arcebispo Anastasios é nomeado pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeos I Exarca Patriarcal para a Igreja da Albânia, com a missão de restabelecer a Igreja Autocéfala da Albânia sem levar em conta a origem étnica de seus habitantes. É nomeado Arcebispo de Tirana em 4 de junho de 1992 e entronizado em 2 de agosto de 1992.
Para este desafio, usa de sua grande experiência na África, estabelecendo a mesma estrutura de treinamento de líderes locais. Sob sua liderança, a igreja abre um seminário com mais de oitenta alunos, aumentando em pouco tempo o clero albanês.

Além de seu carisma missionário, o Arcebispo Anastasios é conhecido no mundo ortodoxo por suas obras de renome.
Segue um vídeo interessante, em inglês, mostrando um pouco do Apostolado desta grande figura de nossa Igreja.

Δεν υπάρχουν σχόλια:

Δημοσίευση σχολίου