Παρασκευή, 2 Δεκεμβρίου 2016

Top 10: Filmes sobre a África


Passaporte Africa
7 de junho de 2012


Em primeiro lugar, bom feriado aos nossos leitores! E pra aproveitar esses dias que ficamos em casa só curtindo, uma sessão com 10 filmes sobre a África para vocês conhecerem mais sobre esse lugar enquanto estão longe da escola.
Aproveitem!

1) Hotel Ruanda-Hotel Rwanda,(EUA/ Itália / África do Sul) 2004



Um gerente de Hotel de luxo em Ruanda, durante o conflito ente tutsis e hutus, consegue salvar milhares de vidas, permitindo que as pessoas fiquem no hotel. Baseado numa história verídica.

2) O Senhor das Armas-Lord of Technorati 

(Marcas:filmes,africa,dez,lista,cinema,hotel,ruanda - War (EUA) 2005)



Traficante de armas, sem o menor escrúpulo, fornece armamentos para milícias africanas, contribuindo para guerras civis e violência.

3) O Jardineiro Fiel -The Constant Gardener (EUA) 2005



4) Diamante de Sangue -Blood Diamond (EUA) 2006



Homem tem seu filho seqüestrado pela milícia para ser treinado para matar e vai em busca dele. O filme mostra o tráfico de diamantes em Serra Leoa e as conseqüências dele.


5) Crianças Invisíveis – All the Invisible Children (Itália) 2005



 

Documentário que mostra a situação de crianças em vários países, inclusive no Brasil. São mostradas as crianças na África que sofrem seqüestro e lavagem cerebral para se tornarem assassinos para as milícias.

6) Amor sem Fronteiras – Beyond Borders( EUA) 2003




Mulher da alta sociedade conhece um médico idealista e se apaixona por ele. O primeiro acampamento mostrado fica na África. O filme mostra os próprios africanos que roubam doações de alimentos e remédios dos civis para alimentar as milícias.


7) Um Herói do Nosso Tempo- Va, Vis et Deviens (França / Bélgica / Israel / Itália) 2005




Menino negro se passa por judeu para ser levado a Israel e ter condições de sobreviver. Na época, o país estava resgatando os judeus negros da em situação de miséria. Mesmo entre os judeus, existe o preconceito pelo fato dele ser negro.


8) O último Rei da Escócia - The Last King of Scotland(Inglaterra) 2006




Jovem escocês recém formado em Medicina decide partir numa aventura e trabalhar em Uganda. Acaba conhecendo por acaso o ditador Ide Amim, que acaba simpatizando com ele. O jovem passa a freqüentar festas e a alta sociedade e não faz idéia do que é capaz o ditador.Baseado numa história real.


9) Infância Roubada – Tsotsi (África do Sul / Inglaterra) 2005




Jovem rouba carro e só depois percebe que tem um bebê dentro. Ele leva a criança para uma moça que ele mal conhecer cuidar e começa a se apegar a criança.

10) Um Grito de Liberdade – Cry Freedom( Inglaterra) 2007




Filme sobre o apartheid na África do Sul, mostra a amizade entre um líder negro Stephen Biko e um jornalista branco. Baseado em uma história real.

Esses são alguns dos filmes que abordam as temáticas africanas, embora existam outros bons também. Pretendo fazer uma segunda parte deste post, com os filmes que faltaram aqui. Acabei lembrando de diversos filmes.
Esses filmes podem ser utilizados por educadores nas escolas para ilustrar os diversos temas que abordam.

Fonte: Cinemanet

Δεν υπάρχουν σχόλια:

Δημοσίευση σχολίου